segunda-feira, 4 de abril de 2011

Semanas dramáticas

Temos muito pra contar depois de um mês de março cheio de atividades, a maioria delas com um grupo de jovens que estudam drama e teatro na escola Hedmarktoppen, na Noruega. Depois que voltamos ao México no meio de fevereiro, usamos as primeiras semanas pra acertar os últimos detalhes para a visita do grupo, e na quarta dia 2 de março o Toby  foi ao aeroporto em Tuxtla Gutierrez pra buscar a turma que iria passar as próximas 3 semanas conosco.

O primeiro dia eles puderam descansar e reunir as forças depois de uma longa viagem, antes que começássemos a nossa programação na sexta-feira. O Toby tinha recebido uma dica sobre um orfanato/escola que está no centro da San Cristóbal, com 130 crianças indígenas que moram e estudam lá. Eles nos receberam na sexta a tarde e apresentamos o Evangélio através de peças de teatro. A professora da equipe explicou, com o Toby como tradutor, como eles poderiam receber Jesus em sua vida. Foi um tempo muito especial com as crianças, que demonstraram muito carinho com a equipe, e abriram as portas pra a gente voltar.

No outro dia, fomos com a equipe para San Juan del Bosque, que é a comunidade onde a gente está trabalhando, e apresentamos peças de teatro e brincamos com as crianças. As crianças acharam muito legal conhecer a equipe, e vice-versa. Duas vezes a gente voltou com a equipe pra esse lugar, e um dia levamos material para desenhar, o que as crianças gostaram muito. Na última vez que a equipe foi pra San Juan del Bosque, apresentamos mais peças de teatro, brincamos  e no final cada criança recebeu um saquinho de doces. Nos sentimos muito encorajados conversando com algumas mães da comunidade, quando estávamos indo embora, elas nos agradecerem por vir e passar tempo com as crianças. Elas disseram que as crianças gostam muito quando vamos lá, e as mães acham muito bom que estamos ensinando a palavra de Deus. Foi muito bom ouvir isso dos pais, e estamos vendo que o trabalho começa a dar fruto.


No domingo fomos ao culto em uma igreja indígena aqui na cidade, com cerca de 1000 membros, todos dançando e cantando durante mais que uma hora. Também estava um cantor Mariachi, e tivemos uma experiência do que é a verdadeira música mexicana.
No dia seguinte tivemos uma experiência muito especial, quando visitamos o que creíamos ser um orfanato. O lugar era na verdade para mulheres com problemas psicológicos. Fomos muito bem recebido pelas freiras que cuidam do local. Apresentamos peças de teatro com palhaços, que foi muito divertido para as mulheres - que deram muita risada! A gente não sabia se elas realmente iriam entender a mensagem, porque não era facíl se comunicar com elas. Mas foi muito legal ver depois, que a gente conseguiu comunicar o amor de Deus pra elas - que nos agradeceram apontando pro céu e nos abraçando. Foi uma experiência muito forte pra nós e para a equipe.
A gente também aproveitou passear um pouco e mostrar uns lugares aqui perto para a equipe. Conheceram o Cañon del Sumidero, um passeio muito bonito de barco com crocodilos e macacos pra ver na beira do rio. Fomos à San Juan Chamula, onde os cristãos foram perseguidos e até hoje é fechado para o Evangélio; e Zinacantan – que é uma cidade indígena aqui perto de San Cristóbal.

Vários alunos trouxeram consigo roupas que eles desejavam doar enquanto estivéssem aqui, e nós também tínhamos algumas roupas, escovas e pastas de dente, sabonetes, etc, que queríamos doar. Então na quinta-feira nos preparamos, sorteamos as roupas que daríamos, fizemos um arroz doce (típico daqui) e fomos à um albergue, que se chama Casa Indígena. Lá dormem indígenas que vêm de várias comunidades ao redor de San Cristobal, por um preço bem barato (R$0,70-1,00/noite), e é um lugar sujo, velho, de condições muito precárias; e muitos deles que vivem lá estão desempregados e buscam um trabalho. Nós lhes demos um pouco do mingau quentinho, e algumas roupas também, além de podermos conversar bastante com as pessoas lá. Eles nos agradeceram muito por lembrarmos deles lá e tirarmos um tempo pra ajudá-los.
Além disso a gente foi com a equipe num culto na nossa igreja e também participaram na formatura da Escola de Treinamento e Discipulado. Depois de duas semanas trabalhando e varios lugares, fomos convidados pela equipe pra passar uma semana com eles, viajando de San Cristóbal até Playa del Carmen, perto de Cancún, parando em varios lugares no caminho. Deu pra a gente conhecer mais do México, ver as ruínas das Mayas e conhecer mas da história do país. Foi uma viagem muito bonito, e também deu pra visitar a base de JOCUM em Cancún antes de voltar pra casa. Agora estamos de volta em San Cristóbal de las Casas e estamos continuando o trabalho na comunidade, igreja e a base de JOCUM. A segunda semana de Abril vamos para Tabasco e dar aula na ETED.
Queremos agradecer todos que estão nos apoiando em oração e financeiramente, muito obrigado!!
Deus te abençoe.
Sara, Torbjørn og Johan Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário