quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tabasco

Toby dando aula em Villahermosa
A semana passada fomos para o estado de Tabasco para dar aula na Escola de Treinamento e Discipulado lá. Foi uma semana maravilhosa. Nossos amigos, Isaac e Judith, abriram a base de JOCUM Villahermosa há um ano atraás, e eles estão realizando sua primeira ETED agora. O Toby deu aula sobre o tema: Fazer Deus Famoso, falando sobre as 5 mudanças que Babilonia causou na vida de Daniel: família, idioma, comida, nome e literatura, que significa cada área, e como podemos fazer Deus conhecido nessas áreas na nossa vida. Na quarta-feira fomos convidados pra participar num culto na igreja do Pastor Victor Cruz. A Sara pregou sobre generosidade,  foi um culto muito bom e depois saimos para comer "flautas" com o pastor.

Nosso almoço
Nossos amigos queriam nos mostrar um pouco de tudo que Tabasco tem para oferecer, então nos levaram para conhecer a cidade, alguns parques e na quinta fomos até um rio, pra passar o dia, nadar e comer churrasco Mexicano, tudo muito bom. Prepararam comida típica de Tabasco, e o mais interessante foi a comida na terça - comemos iguana. Tinha um cheiro forte, mas era muito gostoso. Provamos doces e outras coisas também.

Johan Diego na praia
Na sexta-feira depois das aulas, alguns amigos de Tecolutilla nos convidaram pra passar dois dias em sua casa. Foi um tempo maravilhoso com os amigos, que nos levaram para conhecer as praias do golfo do Mexico, comemos camarões e disfrutamos o tempo lá. Johan Diego estava muito feliz comendo iguana e brincando na areia da praia.

Agora estamos de volta em San Cristobal, e estamos com uma equipe de King's Kids Monterrey, que estão trabalhando com dramas e danças aqui durante a semana santa.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Feijoada

Hoje Sara e Maria Helena fizeram um almoço muito gostoso, preparando uma feijoada. Umas horas antes de comer a gente já sentiu o cheiro na base, e sabiamos que algo muito bom estava nos esperando. Todo mundo comeu bem, e deu vontade de cochilar um pouco depois.

Copa Libertadores

Quarta-feira fui ver um jogo de futebol em Tuxtla, vi o time de casa Jaguares de Chiapas ganhar 1-0 de Internacional de Porto Alegre. A gente era dos poucos torcedores brasileiros no estádio. Foi muito legal ver o jogo num calor gostoso e com muita gente animada assistindo. Depois a gente foi ver um carro que alguem queria vender pra nos, estava muito bonito mas com uns defeitos, então a gente vai esperar e juntar um pouco mais.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um exemplo a seguir

Ontem estivemos em Tuxtla Gutierrez, com todo o nosso grupo da Jocum (somos 12 agora), para fazer a publicidade do curso de Artes e Evangelismo que vamos realizar a partir do dia 15 de abril. Fomos até um canal de televisão, que transmite um programa evangélico ao vivo todos os dias. Apresentamos uma coreografia (Yo voy - "Eu vou" de Fernanda Brum), e depois Marquinhos, nosso líder, deu uma entrevista falando sobre Jocum, Missões e fez o convite pra esse curso.
Depois disso fomos conhecer um pastor de uma igreja no bairro Chiapa Solidário. É um bairro com cerca de 1.200 famílias, muito carente, com a maioria das casas feitas de papelão e chapas de ferro, sem asfalto, saneamento básico, posto de saúde, enfim, um lugar extremamente precário. Esse pastor começou o ministério faz 2 anos, e tem muitos planos e estratégias pra alcançar todo o bairro com o Evangelho.
A igreja
 A igreja conta com somente 25 membros, mas parece ter muito mais, pelo tanto que eles estão fazendo. Eles têm um salão aonde realizam os cultos, outro lugar para as crianças pequenas, um outro pra crianças maiores, e estão terraplando uma parte do terreno para o que vai ser futuramente uma quadra poliesportiva - porque essa é a estratégia do pastor: alcançar o bairro através dos esportes, já que não existe nenhuma quadra, ou parque na vizinhança.
Imagine um lugar com muitas necessidades, pessoas desempregadas, falta de oportunidades, mas um homem com visão - não uma visão materialista, de ser reconhecido, construir um ministério ou um templo grande,  mas de alguém dedicado verdadeiramente ao Reino de Deus. 
Bairro Chiapa Solidário
Quando encontramos pessoas assim, que realmente amam à Deus e se importam com o bem-estar das pessoas, ficamos impactados e não podemos fazer outra coisa, a não ser nos juntarmos ao que estão fazendo. Estamos orando por esse pastor e desejamos ajudá-lo de alguma forma. Temos pensado em nos mudar para Tuxtla ( por ser mais quente, melhor pra minha saúde), e esse lugar seria um ótimo meio de podermos servir à Deus, estando ainda próximos da base em San Cristobal ( uma hora), e fazermos aquilo que mais gostamos: ajudar pessoas que realmente necessitam.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Criatividade

Essa última semana dedicamos à criatividade, com a Sara nos inspirando. Estamos trabalhando um pouco pra deixar a base de JOCUM mais bonita e a Sara pintou o mapa do mundo num tecido pro escritorio. Ela já tinha terminado antes do natal, mas essa semana a gente colocou na parede.
As paredes no banheiro dos homens também estava presicando um pouco de tinta, e Sara pintou o mar com uns peixes.
 No sábado Sara foi para San Juan del Bosque, e enquanto ela estava subindo os 305 degraus para chegar lá em cima, as crianças saíram de suas casas e foram juntos com ela até chegar no topo, umas 20 crianças em total. Sara falou um pouco sobre a criação do mundo, e depois as crianças pintaram sobre esse tema. No finalzinho jogaram um pouco de basquete. Aqui estão as obras de arte de Maria e Veronica.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Semanas dramáticas

Temos muito pra contar depois de um mês de março cheio de atividades, a maioria delas com um grupo de jovens que estudam drama e teatro na escola Hedmarktoppen, na Noruega. Depois que voltamos ao México no meio de fevereiro, usamos as primeiras semanas pra acertar os últimos detalhes para a visita do grupo, e na quarta dia 2 de março o Toby  foi ao aeroporto em Tuxtla Gutierrez pra buscar a turma que iria passar as próximas 3 semanas conosco.

O primeiro dia eles puderam descansar e reunir as forças depois de uma longa viagem, antes que começássemos a nossa programação na sexta-feira. O Toby tinha recebido uma dica sobre um orfanato/escola que está no centro da San Cristóbal, com 130 crianças indígenas que moram e estudam lá. Eles nos receberam na sexta a tarde e apresentamos o Evangélio através de peças de teatro. A professora da equipe explicou, com o Toby como tradutor, como eles poderiam receber Jesus em sua vida. Foi um tempo muito especial com as crianças, que demonstraram muito carinho com a equipe, e abriram as portas pra a gente voltar.

No outro dia, fomos com a equipe para San Juan del Bosque, que é a comunidade onde a gente está trabalhando, e apresentamos peças de teatro e brincamos com as crianças. As crianças acharam muito legal conhecer a equipe, e vice-versa. Duas vezes a gente voltou com a equipe pra esse lugar, e um dia levamos material para desenhar, o que as crianças gostaram muito. Na última vez que a equipe foi pra San Juan del Bosque, apresentamos mais peças de teatro, brincamos  e no final cada criança recebeu um saquinho de doces. Nos sentimos muito encorajados conversando com algumas mães da comunidade, quando estávamos indo embora, elas nos agradecerem por vir e passar tempo com as crianças. Elas disseram que as crianças gostam muito quando vamos lá, e as mães acham muito bom que estamos ensinando a palavra de Deus. Foi muito bom ouvir isso dos pais, e estamos vendo que o trabalho começa a dar fruto.


No domingo fomos ao culto em uma igreja indígena aqui na cidade, com cerca de 1000 membros, todos dançando e cantando durante mais que uma hora. Também estava um cantor Mariachi, e tivemos uma experiência do que é a verdadeira música mexicana.
No dia seguinte tivemos uma experiência muito especial, quando visitamos o que creíamos ser um orfanato. O lugar era na verdade para mulheres com problemas psicológicos. Fomos muito bem recebido pelas freiras que cuidam do local. Apresentamos peças de teatro com palhaços, que foi muito divertido para as mulheres - que deram muita risada! A gente não sabia se elas realmente iriam entender a mensagem, porque não era facíl se comunicar com elas. Mas foi muito legal ver depois, que a gente conseguiu comunicar o amor de Deus pra elas - que nos agradeceram apontando pro céu e nos abraçando. Foi uma experiência muito forte pra nós e para a equipe.
A gente também aproveitou passear um pouco e mostrar uns lugares aqui perto para a equipe. Conheceram o Cañon del Sumidero, um passeio muito bonito de barco com crocodilos e macacos pra ver na beira do rio. Fomos à San Juan Chamula, onde os cristãos foram perseguidos e até hoje é fechado para o Evangélio; e Zinacantan – que é uma cidade indígena aqui perto de San Cristóbal.

Vários alunos trouxeram consigo roupas que eles desejavam doar enquanto estivéssem aqui, e nós também tínhamos algumas roupas, escovas e pastas de dente, sabonetes, etc, que queríamos doar. Então na quinta-feira nos preparamos, sorteamos as roupas que daríamos, fizemos um arroz doce (típico daqui) e fomos à um albergue, que se chama Casa Indígena. Lá dormem indígenas que vêm de várias comunidades ao redor de San Cristobal, por um preço bem barato (R$0,70-1,00/noite), e é um lugar sujo, velho, de condições muito precárias; e muitos deles que vivem lá estão desempregados e buscam um trabalho. Nós lhes demos um pouco do mingau quentinho, e algumas roupas também, além de podermos conversar bastante com as pessoas lá. Eles nos agradeceram muito por lembrarmos deles lá e tirarmos um tempo pra ajudá-los.
Além disso a gente foi com a equipe num culto na nossa igreja e também participaram na formatura da Escola de Treinamento e Discipulado. Depois de duas semanas trabalhando e varios lugares, fomos convidados pela equipe pra passar uma semana com eles, viajando de San Cristóbal até Playa del Carmen, perto de Cancún, parando em varios lugares no caminho. Deu pra a gente conhecer mais do México, ver as ruínas das Mayas e conhecer mas da história do país. Foi uma viagem muito bonito, e também deu pra visitar a base de JOCUM em Cancún antes de voltar pra casa. Agora estamos de volta em San Cristóbal de las Casas e estamos continuando o trabalho na comunidade, igreja e a base de JOCUM. A segunda semana de Abril vamos para Tabasco e dar aula na ETED.
Queremos agradecer todos que estão nos apoiando em oração e financeiramente, muito obrigado!!
Deus te abençoe.
Sara, Torbjørn og Johan Diego.